Frei Policarpo Berri morre aos 96 anos, em Pato Branco


05/10/2020 - Segunda-feira


Frei Policarpo Berri morreu, aos 96 anos, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, na manhã deste domingo (4) - dia em que se comemora São Francisco de Assis.

De acordo com a assessoria da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, ele morreu enquanto preparava-se para concelebrar uma missa na igreja Matriz.

A assessoria informou que ele apresentava problemas cardíacos, mas a causa da morte ainda não foi confirmada.

Inácio Berri nasceu em Rodeio (SC) em 13 de julho de 1924, conforme a assessoria da diocese.

Aos 11 anos, deixou a casa dos pais para dar início aos estudos no seminário da Ordem Franciscana, em Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, segundo a diocese.

Tempos depois, Inácio adotou o nome de Policarpo.

Ele foi ordenado sacerdote no Rio de Janeiro, em 25 de julho de 1950 e se mudou para Pato Branco em janeiro de 1956.

Luto

 

A Prefeitura de Pato Branco decretou luto oficial de sete dias na cidade, "em sinal de respeito pela vida e dedicação de Frei Policarpo Berri".

Na segunda-feira (5), a administração municipal declarou feriado municipal até ao meio-dia, em decorrência do falecimento do Frei.

Os serviços essenciais da prefeitura, como o Departamento de Trânsito, Departamento de Obras, Secretaria Municipal de Saúde, Limpeza Pública, Casa Abrigo Esperança e Horto Florestal, terão horários readequados.

"Sua presença forte é brisa suave em momentos de festa ou de dor. Assim foi nosso querido Frei Policarpo, de quem guardaremos como relíquia a nítida lembrança do traçado da bênção no ar, coroamento de uma conquista, bálsamo na dor, força para enfrentar qualquer desafio. Se até ontem foi um dos eleitos de Deus aqui, uma ponte entre os pato-branquenses e o céu, a partir de hoje será nosso intercessor na pátria celeste. Obrigado por ter-nos ensinado de muitas formas e até silenciosamente, o que é ser cristão", disse nota da prefeitura.

Homenagens

Por meio de nota, a Câmara Municipal de Pato Branco lamentou o falecimento de Frei Policarpo Berri.